29 de jul. de 2025, 00:00
Por Movvia
A pesagem de veículos é uma etapa fundamental na gestão do transporte rodoviário que impacta diretamente a segurança nas rodovias e a conservação das estradas. Esse processo evita danos à infraestrutura, reduz o risco de acidentes causados por sobrecarga e garante o cumprimento das normas legais no setor. Com o avanço tecnológico, métodos mais modernos, como a pesagem em movimento, têm ampliado a eficácia e a cobertura da fiscalização, promovendo um trânsito mais seguro, eficiente e sustentável.
HS-WIM: pesagem em alta velocidade
Com o desenvolvimento de sistemas mais modernos, como o pedágio Free Flow, a pesagem em alta velocidade, ou HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion), ganha destaque.
Essa modalidade permite a aferição do peso dos veículos enquanto os motoristas trafegam normalmente, sem interrupções, a partir de sensores instalados no pavimento e câmeras nos pórticos.
Benefícios
O sistema HS-WIM é capaz de pesar veículos de todos os portes, desde os leves até as cargas mais pesadas, com precisão suficiente para identificar o número de eixos, distribuir a carga por eixo e verificar se há excesso de peso.
Isso acontece em frações de segundo, com a vantagem de que 100% dos veículos que passam pelo trecho são fiscalizados, diferentemente das balanças tradicionais, que operam de forma seletiva.
Outro benefício é a redução dos riscos de acidentes formados nos acostamentos dos Postos de Pesagem Veicular (PPVs).
Do ponto de vista ambiental e operacional, a pesagem em movimento também oferece uma série de vantagens. A eliminação de paradas reduz o consumo de combustível, as emissões de gases poluentes e o desgaste de componentes do veículo, como freios e pneus.
Além disso, como exige uma infraestrutura mais enxuta em relação aos PPVs, o HS-WIM tem menor custo de implantação e manutenção, podendo impactar também a redução das tarifas de pedágio.
Implementação do HS-WIM no Brasil
A primeira aplicação dessa tecnologia nas rodovias brasileiras ocorreu nas BRs 364 e 365, entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO). Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT), o contrato previa quatro postos físicos de pesagem, mas uma regulamentação permitiu a substituição temporária por balanças HS-WIM.
A fiscalização começou em novembro de 2024 e, até o primeiro trimestre de 2025, já foram analisados mais de 100 mil veículos pesados, com cerca de 13% de autuações por excesso de peso.
O sucesso da experiência levou à homologação oficial dos equipamentos pelo Inmetro em agosto de 2024, abrindo caminho para a inclusão obrigatória dessa tecnologia em novos contratos e renovações de concessão rodoviária.
Conclusão
Em um cenário de busca por eficiência, sustentabilidade e segurança, a pesagem em alta velocidade tem se mostrado uma boa aliada. A integração com o modelo Free Flow consolida uma visão de mobilidade mais inteligente e moderna, que beneficia o transportador e o motorista, além de proteger a infraestrutura pública.